VISITA DO SECRETÁRIO ESTADUAL DE IGUALDADE RACIAL
CERTIFICAÇÃO PARA AS “COMUNIDADES QUILOMBOLAS MACACOS E BREJINHOS”
Na última quinta-feira, 02/12, recebemos a visita do Secretário Estadual de Igualdade Racial, Senhor Gerson Pinheiro de Souza e sua comitiva, composta pelo Assessor João Paulo e o Técnico Sayde, que após serem recepcionados na sede da prefeitura pelo Prefeito Itamar Viera, Secretário de Administração Raimundo Nonato de França, Secretaria de Assistência Social
Izabella da Costa Rocha, Secretário de Agricultura Gilmar de Lima, Chefe de Gabinete Roney Rodrigues, Diretor do Italpa, Denival Tavares e os Vereadores Guigo e Alan Vieira, seguiram para o Povoado Macacos, onde estava agendada uma reunião com autoridades políticas e lideranças dos “Quilombolas”, entre eles o Presidente da Associação Sr, Manoel Raimundo e o Senhor Raimundo de 79 anos, um dos remanescentes “ Quilombolas” mais idosos.
De início, o Sr. Secretário de Igualdade Racial, Sr. Gerson Pinheiro de Souza, anunciou e falou a todos sobre a importância da certificação e inclusão oficial dos povoados como “Comunidades Quilombolas”, pois a partir deste reconhecimento pelo Estado todos os benefícios e direitos inerentes aos remanescentes de “ Quilombolas” também serão assegurados para as “Comunidades Macacos e Brejinhos”, ressaltou também e explicou sobre as políticas públicas voltadas para os “quilombolas”, lembrou ainda que a questão da “Energia Elétrica”, uma das principais reinvindicações da comunidade, levantadas há cerca de três semanas atrás, já está sendo tratada diretamente pela Secretaria, junto a empresa Equatorial.
O Prefeito Itamar Vieira, agradeceu a visita e dedicação do Senhor Secretário Gerson Pinheiro e sua equipe, lembrou das dificuldades enfrentadas pelas “Comunidades Macacos e Brejinhos” e pediu mais agilidade do Governo do Estado, no sentido de recuperar o tempo perdido e garantir de imediato os benefícios e direitos que a “Certificação” trará aos moradores, entre eles, a Declaração de Aptidão ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar – DAP/Pronaf. Na oportunidade foi feita a distribuição de sementes de milho, arroz e feijão para os produtores dos referidos povoados.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO PARNAIBA-MA
GOVERNO JUNTO COM O POVO